Apresentação

O Programa de Formação Docente da Universidade de Passo Fundo, coordenado pela Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD), foi institucionalizado em janeiro de 2011 e propõe um processo de  formação de professores que oportunize a reflexão e o redimensionamento da ação docente, de forma contínua e coletiva.

A formação de professores permite que os docentes, ao longo de sua trajetória profissional, dialoguem com seus pares, se apropriem dos processos de construção da docência e ampliem o debate acerca do ato de ensinar e de aprender.

As ações propostas no Programa de Formação Docente estão em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2012-2016, especialmente no que se refere à linha estratégica “Qualidade educacional e valores acadêmicos”, que, na meta 1.1, propõe“qualificar as condições de trabalho, de formação e da prática docente”.

Do mesmo modo, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UPF, ao fazer menção ao propósito da Instituição de garantir uma educação qualificada, evidencia que, para tanto, é necessária a formação continuada dos docentes e a organização de tempos e espaços para a formação em serviço.

Orientado por esses documentos institucionais, o Programa de Formação Docente realiza um conjunto de ações com vistas a valorizar e qualificar o trabalho dos professores e gestores, bem como a construir coletivamente um ambiente apropriado para que se implementem ações inovadoras, no intuito de atender às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Superior e ao contexto de mudança nos campos pedagógico, tecnológico, científico e profissional.

Nessa perspectiva, a UPF consolida seu compromisso com a formação profissional e humana, construída não somente na relação professor-aluno, mas também na relação professor-professor.

Tendo como referência a trajetória já construída ao longo de sua história, e balizada por sua recente experiência de institucionalização de um espaço formativo, continuado e em serviço, a Universidade de Passo Fundo dá continuidade ao seu Programa de Formação Docente, a ser desenvolvido no ano de 2015, por meio do qual propõe novas ações articuladas entre si, envolvendo os professores nos seus diferentes espaços de atuação: Reitoria, direções  de unidades acadêmicas e campi, Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), coordenações de curso, coordenações de áreas institucionais e docência.